Não podemos viver de lampejos, de umas poucas visitações de Deus. Hoje o Espírito Santo habita em nós, por isso, precisamos ter uma alegria permanente. E como obter isso? Mantendo nossa comunhão com Deus, mantendo vibrante a Sua unção em nós.
É indispensável manter o poder de Deus vibrante em nossa vida. Não podemos nos deixar seduzir pelas propostas que o mundo nos tem feito. Não podemos servir ao Senhor apenas na teoria. É preciso ter resultados práticos.
Algumas coisas em nossa vida são permanentes, outras são passageiras. A unção precisa ser mantida, regada, cuidada diariamente, de outra forma ela pode se esvair. Uma mensagem vazia, sem unção não passa de letra. A letra mata, mas o Espírito vivifica. Se não aprendermos a manter vibrante a vida de Deus, estaremos em sérios riscos. E isso só se consegue com um cultivo pessoal diário. Devemos nos impor disciplinas espirituais, porque são condição de vida.
Nós evangélicos temos juízos de valor acerca de muitas coisas. Consideramos ungidos os que falam línguas estranhas, mas o que não recebeu esse dom deixou de ser espiritual? Certos juízos de valor não são bíblicos. A unção deve ser vibrante para nós, dentro de nós e não um meio de chamar a atenção dos outros. Amamos a Deus mais do que todas as coisas? Mais do que o nosso trabalho? Mais do que os recursos? Mais do que a nós mesmos? Mais do que o ministério? Tudo o mais deve perder o sentido diante da sublimidade de Deus.
O que é preciso saber para manter a unção vibrante?
1 – Que você recebeu algo que Deus pode usar.
A Bíblia diz em I Co 12.27 que a manifestação do Espírito foi dada a cada um para um fim proveitoso, ou seja, existe alguma coisa em você dada por Deus que Ele deseja usar. O dom é uma capacitação, um instrumento para ser usado em favor de terceiros. “Você tem algo de Mim que pode ser usado por Mim”. Um dia Deus usará nossas virtudes peculiares em prol dos outros. O dom que recebemos nem sempre é o que queremos. Não se escolhe o dom, se descobre. Deus deu a Davi uma funda e a Saul uma armadura. A armadura de Saul só servia para Saul. Davi deveria lutar com seu estilingue e com ele matou um gigante. Não despreze o dom que Deus deu a você. Use-o. Os dons são diversos. Alguns atraem pessoas, outros não. Você quer atrair pessoas ou quer ser feliz utilizando o seu dom? A chave da habilidade é que ela nos encanta, nos faz vibrar, é um combustível para que continuemos a caminhada. Se isso estiver acontecendo na sua vida, você tem motivos para acordar, para continuar. O dom de Deus é um grande facilitador e não um impedimento. Que habilidade sua Deus quer usar?
2 – Algo comum em você se tornará incomum debaixo da unção.
Deus potencializa as habilidades. O que falta para você se tornar incomum é usar o seu talento debaixo da unção. O que fez Daniel diferente foi a unção de Deus. O que fez diferença na vida de José foi a unção de Deus. Quantos não sonhavam como José ou tinham o mesmo preparo de Daniel? Precisamos buscar o diferencial que nos fará singulares: a unção de Deus. Sua habilidade está se tornando incomum? Podemos ser especiais na simplicidade.
3 – Não dependa das armas dos outros.
Se Davi dependesse da armadura de Saul não teria ganhado a batalha. Não conte com o que é próprio de terceiros para fazer o que Deus quer que você faça. Se você precisar de ajuda para completar sua missão, Deus a concederá. Mas frequentemente queremos bengalas quando sozinhos seríamos capazes de completar a tarefa. Moisés disse não saber falar. O Senhor permitiu que Arão o acompanhasse, mas foi Moisés quem falou todo o tempo. Arão era apenas sua companhia.
4 – Recuse copiar, duplicar ou aproveitar armas alheias para suas batalhas.
Pirataria é crime. Mesmo que alguém chame muito a atenção, não copie. O que serve para uns, nem sempre serve para outros. Para cada batalha há uma estratégia específica. Não se pode copiar modelos nem mesmo em batalhas contra os mesmos inimigos e nas mesmas localidades. Os lugares, as pessoas, as motivações, as intenções são diferentes. Não tente repetir, copiar. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si (I Sm 17.38,39). Davi só venceu porque utilizou suas próprias armas.
5 – Você tem algo que o faz único.
Não é apenas a sua impressão digital, o seu corte de cabelo que o faz diferente dos outros. Há algo em você que chama a atenção dos outros. Não passe sua vida tentando corrigir suas fraquezas. Aproveite o que Deus lhe deu de melhor. Descubra o que o faz único, diferente de todas as outras pessoas. É farisaísmo ou, no mínimo, falsa humildade não dar valor a si mesmo, não reconhecer suas habilidades. Assim como imagina em sua alma, assim é (Pv 23.7). Reconheça o que você tem. O que o faz diferente é aquilo em que você é bom. Não gaste tempo tentando melhorar a área fraca. Melhore aquilo que já é forte.
6 – Deus já está ciente do seu maior medo e da sua maior fraqueza.
Deus conhece nossos medos, traumas, fracassos, mesmo assim nos chamou. Deus sabe quem eu sou e mesmo assim me escolheu. Ele conhece os nossos limites. Jesus sabia que Pedro era impetuoso, cheio de si algumas vezes, carnal, mesmo assim o chamou para cuidar das Suas ovelhas. Ele sabe em que dia iremos fracassar, mesmo assim nos dá uma chance, promete estar conosco no vale. Se subo aos céus, lá estás (Sl 139.8). Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti (Is 43.1,2).
7 – Sua fraqueza não impedirá seu desígnio se seu coração estiver em Deus.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4.23). Nossas fraquezas e impossibilidades jamais impedirão o cumprimento do propósito, pois, como disse o Senhor a Davi, é Ele quem faz as nossas obras. Por isso nossas debilidades não podem ser justificativa para não fazer o que Ele deseja. Não podemos chegar diante de Deus e dizer: “Tu sabes que eu tentei, mas não deu”. Não permita que o seu coração se desvie. Mantenha o foco em Deus. Homem algum pode impedir o que Deus tem na nossa vida. Podem cooperar, mas não impedir.
Deus disse que Seus caminhos são mais altos do que os nossos, Seus pensamentos são mais altos do que os nossos. Nem sempre é possível entender o que Deus está fazendo, porque Ele olha sob outra perspectiva. Muitos atrasam o plano de Deus porque tentam agir do seu modo. Davi adulterou, fez muitas coisas que não poderia ter feito, mas o coração dele estava em Deus. Ele sempre quis acertar, por isso o Senhor o chamou de homem segundo o seu coração. Podemos não ter o perfil adequado, mas, quando queremos acertar, Deus leva em consideração. Nossas fraquezas não impedirão Seu agir.
Talvez você tenha muitos limites, diga que não vale nada, mas Deus está dizendo que o separou, o escolheu, o tirou de detrás das malhadas. Deus nos escolheu com todas as nossas imperfeições, como um vaso de barro, para que a glória de Deus seja evidenciada. Diga o fraco: Eu sou forte (Jl 3.10). Talvez você precise declarar muitas vezes: “Eu sou forte pela fé”. Quantas vezes temos que dar glória a Deus simplesmente para nos fortalecer?
Sua falta de habilidade jamais será impedimento para o desígnio de Deus se o seu coração sempre estiver nEle. Não se esqueça de que é preciso passar pelo caminho estreito e apertado para poder sentir a mão de Deus nos sustentando, nos puxando. Em algumas situações seremos os desbravadores, por isso o caminho é difícil de trilhar, quase intransitável, mas Deus nos ensina a saltar muralhas, matar gigantes, matar ursos, destruir exércitos.
Valorize a unção, pois ela pode transformar o comum incomum. Para muitos ser de Deus era comum, mas para Paulo era uma marca que ele levava no próprio corpo. Aprenda a oferecer coisas diferentes para Deus e terá resultados diferentes. Quem sempre oferece as mesmas coisas terá sempre os mesmos resultados.
Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça. (Ec 9.8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário