“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mt 6:34
Mais um ano terminando e, com o seu fim, nascem novos começos, novos projetos, novos sonhos.
Sim, é preciso e deve-se sonhar, mas o que a bíblia nos diz sobre planejar o nosso futuro? Sabemos que o amanhã a Ele pertence, mas será que é errado conjecturar? Vejamos algumas dicas para que consigamos sonhar sem atropelar os sonhos de Deus pra nós:
- Use a ajuda de conselheiros quando planejar. A Bíblia diz em Provérbios 15:22 “Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.”
Planeje cuidadosamente e deliberadamente, não com pressa. A Bíblia diz em Provérbios 21:5 “Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria.”
O planejar cuidadosamente inclui submissão a Deus. A Bíblia diz em Tiago 4:13-16 “Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.”
Os homens sábios sempre planejam com antecedência. A Bíblia diz em Lucas 14:28-31 “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?”
Qual é o plano de Deus para a nossa vida? A Bíblia diz em Jeremias 29:11-13 “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” Efésios 1:5, 9-10 “E nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, … fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.”
Portanto, sonhe, planeje e, antes de tudo, esforce-se! Não se esqueça: "Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá." Provérbios 19:21
Nenhum comentário:
Postar um comentário