"Eu me ensaio, mas nada sai: o seu rosto me distrai. E, como um raio, eu encubro, eu disfarço, eu camuflo, eu desfaço. Eu respiro bem fundo, hoje digo pro mundo; mudei rosto e imagem, mas você me sorriu. Lá se foi minha coragem - você me inibiu." (Biquini Cavadão)
Timidez (ou acanhamento) pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. A timidez funciona ainda como um mecanismo de defesa que permite à pessoa avaliar situações novas através de uma atitude de cautela e buscar a resposta adequada para a situação. (Wikipedia)
Nunca pensei que continuasse sendo tão difícil! Ser paciente demais às vezes não é legal. Você acomoda. E quando acomoda, é um problema, porque aí você não arrisca! - por falta de coragem ou simplesmente por querer que tudo aconteça na hora em que tem que acontecer. O fato é que, sim, as coisas realmente acontecem no momento exato, mas para que elas aconteçam, você precisa tomar certas atitudes. Para nós, tímidos, tomar essas 'certas atitudes' requer uma preparação incomum. (eu e minha triste mania de só querer fazer as coisas quando me sinto devidamente segura para tal). Acontece que, chegarão momentos na nossa vida onde teremos que, simplesmente, AGIR. Não haverá tempo pra preparação, teorias e um mini manual de boa conduta. Teremos que agir. Agir... deixando por um segundo todos os nossos medos, preocupações e tudo aquilo que durante uma vida inteira exigiu tempo e sugou de nós toda a capacidade de tomar decisões. É claro que as nossas escolhas precisam e devem ser feitas de forma racional, com base naquilo que acreditamos e respeitamos. É uma questão sim de caráter. O problema está quando deixamos de agir em momentos importantes, que podem influenciar diretamente no crescimento em alguma área das nossas vidas por conta de uma série de regrinhas que há muito viemos alimentando. (...) Preciso parar com isso. A gente sabe que alguma coisa está ficando séria a partir do momento em que pensamos 15 vezes antes de agir, acabamos nao agindo e por fim, deito a cabeça no travesseiro imaginando como teria sido se o tivesse feito. É mais doloroso pensar que as consequencias da atitude que eu poderia ter tomado talvez influenciasse positivamente na minha vida. =/ Deus me ajude a saber aproveitar as oportunidades. Muitas vezes dadas por Ele! Não quero pensar que eu talvez esteja rejeitando algo que pode ser realmente bom pra mim. Mas que, acima de qualquer coisa, eu possa aprender com tudo o que tem acontecido.
Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13
Nenhum comentário:
Postar um comentário