terça-feira, 31 de maio de 2011

Necessidade.

"Eu ia te escrever qualquer dia, eu tinha — e tenho — um monte de coisas pra te dizer, aquelas coisas que a gente cala quando está perto porque acha que as vibrações do corpo bastam, ou por medo, não sei. Mas as coisas todas, externo-interno, eram muito difíceis e escuras, eu não tinha condições de mostrar ou dar nada a ninguém, compreende?  (…)
Preciso sim, preciso tanto. Alguém que aceite tanto meus sonos demorados, quanto minhas manhas insuportáveis. (…) Que me desperte com um beijo, abra a janela para o sol ou a penumbra. Tanto faz, e sem dizer nada me diga o tempo inteiro alguma coisa como eu sou o outro ser conjunto ao teu, mas não sou tu, e quero adoçar tua vida. Preciso do teu beijo de mel na minha boca de areia seca, preciso da tua mão de seda no couro da minha mão crispada de solidão." C. F

Família

Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua familia, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo"  I Timóteo 5:8 
"Eu estava correndo e de repente um estranho trombou em mim: "Oh, me desculpe por favor" - foi a minha reação. E ele disse: "Ah, desculpe-me também, eu nem te vi!" Nós fomos muito educados um com o outro. Era aquele estranho e eu. Então, nos despedimos e cada um foi para o seu lado. Mas, em nossa casa, acontecem histórias diferentes. Como nós tratamos aqueles que amamos? Mais tarde, naquele dia, eu estava fazendo o jantar e meu filho parou do meu lado tão em silencio que eu nem percebi. Quando eu me virei, tomei o maior susto e lhe dei uma bronca: "Saia do meu caminho filho!" Eu disse aquilo com certa braveza. E ele foi embora, certamente com seu pequeno coração partido. Eu nem imaginava como havia sido rude com ele. Quando eu fui me deitar, eu podia ouvir a voz calma e doce de Deus me dizendo: "Quando falava com um estranho, quanta cortesia você usou! Mas, com o seu filho, a criança que você ama, você nem sequer se preocupou com isso! Olhe no chão da cozinha e você verá algumas flores perto da porta. São flores que ele trouxe pra você. Ele mesmo as pegou; a cor-de-rosa, a amarela e a azul. Ele ficou quietinho para não estragar a surpresa e você nem viu as lágrimas nos olhos dele."
Nesse momento, eu me senti muito pequena. E agora, o meu coração era quem derramava lágrimas. Então eu fui até a cama dele e ajoelhei ao seu lado. "Acorde filhinho, acorde. Estas são as flores que você pegou pra mim?" Ele sorriu. "Eu as encontrei embaixo da árvore. Eu as peguei porque as achei tão bonitas como você! Eu sabia que você iria gostar, especialmente da azul" Eu disse: "Filho, eu sinto muito pela maneira como agi hoje. Eu não devia ter gritado com você daquela maneira." "Ah, mamãe... não tem problema! eu te amo mesmo assim!" "Filho, eu também te amo. E eu adorei as flores, especialmente a azul."
Você já parou pra pensar que, se morrermos amanhã, a empresa para qual trabalhamos poderá facilmente nos substituir em uma questão de dias? Mas as pessoas que nos amam, a família que deixamos para trás, sentirão essa perda para o resto de suas vidas...  Nós raramente paramos pra pensar nisso. Às vezes colocamos nosso esforço em coisas muito menos importantes que nossa família, que as pessoas que nos amam, e não nos damos conta do que realmente estamos perdendo.  Perdemos o tempo de sermos carinhosos, de dizer um "Eu te amo", de dizer um "Obrigado", de dar um sorriso, ou de dizer o quanto cada pessoa é importante pra nós.  Ao invés disso, muitas vezes agimos com rudeza, e não percebemos o quanto isso machuca os nossos queridos. A família é o nosso maior bem!"

terça-feira, 24 de maio de 2011

Open você.

Onde, nesse exato momento, você colocaria Deus? Diante de toda complexidade que ficou o dia, de toda bagunça que virou sua gaveta, qual cômodo de você mesmo, você ofereceria a Ele? Alguma coisa real? Alguma sinceridade ou coisa nobre que você tenha aí guardado? Alguma inocência? Algum juízo, alegria, esperança ou coisa limpa? Onde você  encaixaria Deus nesse exato momento em sua vida? Nas suas palavras certas? Nas sua busca por aprovações? Nas suas lembranças? Na sua paciência, humildade, vazio? Como você atrairia a sua atenção, o seu olhar?
Não é horrível não saber o que oferecer? Não é pior ainda quando isso pouco importa? Falando sério: você não acha realmente estranho quando você perde o interesse por Deus e depois de tudo que já viveu com Ele não ser capaz de prestar atenção no que Ele faz ou quer fazer? Não é ruim ainda ter olhos para ver Deus, mas ter o desejo de arrancar seus olhos fora porque cansou  de olhar para um Deus desinteressante que não é mais como você pensava ou esperava? Não é decepcionante chegar a conclusão de que você está magoado com o salvador da sua alma? É um pensamento que incomoda, mas talvez isso esteja enchendo a sua cabeça há algum tempo: Afinal, o que aconteceu com Deus? Ele mudou?
Se o texto acabasse na frase de cima, grande parte das pessoas que estão lendo isso aqui fecharia a janela. Não vou terminar esse texto aqui, porque assim como você, acho um absurdo esse pensamento. Então a notícia boa, que vai frustrar toda complexidade que tá matando suas horas e toda matemática ilógica que rola no seu espírito agora, é essa aqui:
Você não gostaria de um texto dizendo que Ele mudou porque você sabe, no fundo do seu espírito abandonado e bagunçado, que apesar de tudo Ele não mudou. Por mais que você tenha passado por algumas mudanças, por mais que você tenha acordado em outra cama, por mais que você tenha feito besteira com o seu dinheiro, com o seu corpo, com a sua alma, por mais que tenha traído, debochado, dito o que não é, feito o que não aprova e deixado passar algumas oportunidades. Por mais que a sua vida tenha ido para o ralo, por mais que o sonho tenha quebrado e os caquinhos estejam todos dentro da sua pele, a idéia de que Ele mudou e o pretexto de que isso pode fazer bem à sua consciência simplesmente não colam.
Ele não mudou. Ele não mudou. Ele continua aquele que te conquistou. Até que ponto isso precisa ser repetido para que você se sinta seguro o bastante para mudar seus conceitos?
O Deus dos fracassados jamais perdeu uma. O Deus que não aprova imagens feitas por mãos humanas resolveu Ele mesmo ter mãos humanas e andar no meio dos pedintes. O Deus imaculado nunca atraiu tantos pecadores, doentes e sujos. O Deus da vida nunca chocou tanto com sua morte. O Deus que morreu nunca chocou tanto com sua vida. O Deus da graça nunca desesperou tanto as pessoas como quando foi para aquele madeiro. O Deus da fartura pediu água e deram vinagre. O Deus do plano perfeito abriu excessões, convidou ladrões, olhou nos olhos de uma mulher para quem não dirigiam a palavra.
Você não acha que Deus tem características muito mais loucas (e sim, estranhas), do que a sua idéia humana e medíocre de que ele possa ter mudado, deixado de ser o que é, pensado melhor na situação toda e chegado a conclusão de que faria diferente com você porque você nunca mais foi o mesmo com Ele? Você acha que isso faz sentido? Você acha que essa é a justificativa perfeita que convencer-se de que Deus não vale mais a pena?
Que tal começar do zero?
A primeira coisa que você precisa saber, é que ele É. Concorde ou descorde. Ele é um Deus justo, mas pode se derreter ao ouvir a sua voz clamando. Ele chora com você e essa não poderia deixar de ser o maior consolo que existe. Um pecador ter em Deus um aliado, e ter nesse mesmo Deus a correção dos erros quase impossíveis de serem reparados. Deus é isso. Desista de buscar coleiras para Ele. Ele não deve explicações, não porque é um senhor ranzinza cansado de levar o mundo nas costas sozinho, mas porque os conceitos, palavras, explicações e teorias simplesmente não servem para Ele. Não encaixa, não traduz.
Deus não é bipolar. Ele simplesmente não cabe na caixinha onde você estava tentando guardá-lo. Esqueça os padrões, eles roubam demais a sua inteligência. Esqueça a história cronológica da sua vida religiosa. Aliás, esqueça os fatos religiosos. Aprenda a valorizar o que é importante: sua alma ainda se sente salva? Você ainda lembra o que é ser feliz por isso?
Tentar mudar as atitudes de Deus não muda e nem melhora a sua vida. Deus não é o que você quer que Ele seja, e mais uma vez, isso não acontece porque Ele é um imbecil egoísta, mas é porque assim como você, Ele sabe que nem sempre os planos que você faz são os melhores planos, não é mesmo?
Acredite numa coisa: Deus pode frustrar você por alguns minutos, você até pode pensar isso. Mas se você entender que o amor dele é eternamente maior do que os seus pensamentos, seus minutos de aflição e suas conclusões, então você vai experimentar o que é ter gavetas bagunçadas e apesar disso ter um Deus que entra no seu quarto sem cerimônias. Ele não mudou. Seja o exemplo disso.
Se você estava frustrado, magoado, doido com Deus, que hoje você quebre o padrão do sentimento e da razão, e faça a coisa mais simples e ao mesmo tempo a mais inconsequente que existe: peça perdão.
De um lado nossos corações confusos, do outro lado o próprio Deus ouvindo nossas vozes. E se Ele fosse outro deus garanto pra você que ele jamais nos perdoaria. Mudaria de idéia ao ver nossa pequenês, não seria tão grande ao ponto de ver grandeza aí.
Deus não mudou. E essa, meu amigo, é a causa de não sermos consumidos nem agora, nem amanhã.
Texto de Luciana Elaiuy

domingo, 22 de maio de 2011

Vem e usa-me.


"Pra Teu louvor, faz-me, Senhor; eu quero ser usado sem medida. Prepara-me, Senhor; capacita-me, Senhor; Te entrego a direção da minha vida." (Além do Véu @ Terra Fértil) 

Quando tudo parece perdido eu penso em Deus. Quando eu acho que não vou agüentar, Deus pensa em mim. E, quando Ele pensa em mim, meu sorriso se abre como num milagre; o vento parece soprar mais forte, como se estivesse a me beijar. O Sol se irradia mais deslumbrantemente; o tempo pára e me espera, pra que eu não perca tempo. A minha boca entoa louvores e os meus pensamentos desaparecem. Fica um silêncio, uma paz, uma tranqüilidade... É nesse momento que eu sei que é Deus que está comigo. Que eu O encontro dentro de mim mesma; que eu me sinto mais amada; que eu quero mais da vida... Só Deus sabe de mim. Vem e me usa, Senhor! Faz o Teu querer em mim; afasta de mim o que quer me calar e cala em mim o que não vem de Ti. 
Quando eu pensei que não ia mais conseguir me levantar, eu clamei a Ti. Quando Tu percebeste que eu não queria mais tentar, Tu chamaste a mim - e fez a minha boca, com louvores, te servir. 

Tua graça me basta!

Quantas chances desperdicei, quando o que eu mais queria era provar pra todo o mundo que eu não precisava provar nada a ninguém... (Renato Russo)
Eu tenho um mundo lindo dentro de mim. Eu sou tão sincera que não acredito que os outros possam mentir para mim. Eu me entrego tanto, que estranho quando não se entregam também a mim. Eu sou tão transparente, que denuncio tudo o que estou sentindo, e eu sou tão intensa que as pessoas, às vezes, têm medo de mim... Eu não sei viver fingindo ser quem não sou e nem vou negar os meus sentimentos para fazer joguinhos. Isso não é de mim. Que ninguém espere isso de mim. E que ninguém confunda minha entrega com desespero, porque eu me amo e sei do valor que eu tenho.

Eu sou o que sinto e vivo o que penso. Quebro a cara, mas me reconstruo. Não tenho medo de amar e nem tenho vergonha de me expressar. Quero da vida tudo o que ela possa me oferecer e, se vierem lágrimas, deixarei que elas escorram firmemente sobre a minha face. E depois as enxugarei, quantas vezes forem necessárias - sem nunca me arrepender de ter vivido. 
Houve um tempo em que eu achava que precisava de alguém para ser feliz. Esse tempo, felizmente, passou. Hoje, Deus me faz feliz. Ele me basta. A presença dEle me alegra e me sustenta; todos os dias, Ele me salva dos gigantes que tentam me derrubar e o Seu amor faz com que eu agradeça por cada dia, mesmo que esse dia não tenha sido o melhor dos meus dias.
Já passei muito tempo me negando. Já acreditei que eu sempre tinha que mudar para agradar a todos. Só Deus me importa agora. E mesmo que eu ainda erre tanto, e viva o hoje com a ansiedade de quem pensa que o mundo vá se acabar no outro dia, eu sei que Deus me ama apaixonadamente do jeitinho que eu sou. E é por causa dEle, do amor dEle, que ainda acredito que ser sincera e amar não é ridículo; que me entregar não é loucura; que sorrir é fundamental para ser feliz. E que confiar nos outros, ainda hoje, também é possível. (Germana Faccundo)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estranhos? Só às vezes...

"Tem dias que eu quero coragem, em outros, apenas colo. (...) Queremos distância e proximidade do mesmo abraço. É preciso respeitar nossas incoerências sem deixar de descobrir o nosso caminho."
Nunca havia me importado em entender a seguinte frase: - Quero colo, vou fugir de casa, posso dormir aqui com vocês? Quanta incoerência em uma só sentença. E quanta verdade numa mesma frase.
Entre um instante e outro desejamos coisas tão opostas... Somos os filhos se equilibrando na beirada da janela de casa para mais uma fuga mirabolante, obviamente, mais uma vez frustrada.
Mas também somos os filhos batendo na porta do quarto dos pais pedindo um lugar entre eles. Um pedaço do cobertor.
Queremos fugir e nos abrigar ao mesmo tempo. Queremos proximidade e distância do mesmo abraço.
Somos confusos, mas não somos loucos.
Nossa humanidade nos prega peças e é preciso estar atento para não cair nestas armadilhas.
                                                                                                     Thiago Grulha   

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pra onde foi?

Por que você ficou frio e sumiu e esqueceu e matou e deletou e resolveu e foi? Justo você que eu escolhi pra fugir comigo das feiuras do mundo... E todo mundo me olhando, rindo, fazendo suas coisas. E daqui a pouco eu rindo e fazendo minhas coisas. E no fundo, abafado, dolorido, retraído, medicado, maduro, saudoso: onde está o amor? Onde ele vai parar? Onde ele deixou de nascer? Onde ele morreu sem ser? Porque eu sigo fazendo de conta que é isso. As pessoas seguem fazendo de conta que é isso. E por dentro, mais em alguns, quase nada em outros, ainda grita a pergunta: pra onde vai o amor?
O meu desejo é que você acredite que não me deve nada simplesmente porque os amores mais puros não entendem dívida, nem mágoa, nem arrependimento. Então, que não se arrependa. Da gente. Do que fomos. De tudo o que vivemos. Que você me guarde na memória, mais do que nas fotos. Que termine com a sensação de ter me degustado por completo, mas como quem sai da mesa antes da sobremesa: com a impressão que poderia ter se fartado um pouco mais. E que, até o último dia da sua vida, você espalhe delicadamente a nossa história, para poucos ouvintes, como se ela tivesse sido a mais bela história de amor da sua vida. (baseado em textos de Tati Bernardi)  

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Além do amor não há nada.

"O amor não muda. Se mudar, não é amor." (Pr. Aécio Ribeiro)
Eu disse sim mas não disse agora; eu disse quero, mas em outra hora. Deixa eu te conhecer; me diga quem é você. O teu olhar me desmonta inteiro e o teu sorriso é o sol verdadeiro. Deixa eu te conhecer; me diga quem é você. Quero um amor que resista o tempo; uma verdade pra abraçar pra sempre; caminhada de bons sentimentos; coração que me entende. Eu quero colo, eu quero carinho; o meu carinho eu quero te dar. Já andei muito tempo sozinho; por favor, deixa eu te encontrar. A tua voz não sai da minha mente, e o meu desejo é seguir em frente; deixa eu te conhecer; me diga quem é você. A nossa história pode ser tão bela, aé os anjos vão sonhar com ela; deixa eu te conhecer -m e diga quem é você. Quero um amor que resista o tempo; uma verdade pra abraçar pra sempre; caminhada de bons sentimentos; coração que me entende. Eu quero colo, eu quero carinho; o meu carinho eu quero te dar. Já andei muito tempo sozinho; por favor, deixa eu te encontrar. Por favor, deixa eu te encontrar. Por favor, venha me encontrar. O amor quer nos encontrar. (Thiago Grulha - Pra Sempre)

domingo, 8 de maio de 2011

Mãe.

Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio. Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir. Sabedoria emprestada de Deus para nos proteger e ampararSua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir. Amar, amar, amar... Amar com um amor incondicional que nada espera em trocaAfeto desmedido e incontido.
Mãe é um ser infinito. Mãe é o amigo mais verdadeiro que temos quando a dificuldade dura e repentinamente cai sobre nós; quando a adversidade toma o lugar da prosperidade; quando os amigos que se alegram conosco nos bons momentos nos abandonam (...) Quando os problemas complicam-se ao nosso redor, ela ainda estará junto de nós, e se esforçará através de seus doces preceitos e conselhos para dissipar as nuvens de escuridão, e fazer com que a paz volte aos nossos corações. 
MÃE. Palavra doce que traduz a essência da proteção e o amor que chega mais perto do amor de Deus por nós. Incondicional. Extraordinário. Intenso... 
Feliz dia das mães àquelas que, assim como a minha mãe, são a personificação de tudo aquilo que desejamos nos tornar! ♥

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A certeza da promessa de Deus.

Quando Deus fez a promessa a Abraão, Ele jurou por si mesmo, uma vez que não tinha ninguém superior por quem jurar.  Ele disse: "Eu certamente abençoarei a você e lhe darei muitos descendentes". E, assim, depois de Abraão ter esperado com paciência, recebeu o que Deus lhe tinha prometido.
As pessoas juram pelo que lhes é superior e, o juramento, servindo para confirmar o que disseram, acaba com toda discussão. Deus queria deixar bem claro aos seus herdeiros que Ele jamais mudaria de idéia com relação à sua promessa e, por isso, confirmou o que tinha dito com um juramento. É impossível que Deus minta e, portanto, estas duas coisas nunca mudam: o que Deus disse e o que Ele jurou. Assim nós, que nos refugiamos nele, seremos grandemente encorajados e poderemos segurar firme a esperança que nos foi dada. Esta esperança mantém nossa alma firme e segura, assim como a âncora mantém firme e seguro o barco. (Hb 6:13-19) 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Amar.

Eles se amam. Todo mundo sabe mas ninguém acredita. Não conseguem ficar juntos. Simples. Complexo. Quase impossivel. Ele continua vivendo sua vidinha idealizada e ela continua idealizando sua vidinha. Alguns dizem que isso jamais daria certo. Outros dizem que foram feitos um para o outro. Eles preferem não dizer nada. Preferem meias palavras e milhares de coisas não ditas. Ela quer atitudes, ele quer ela. Todas as noites ela pensa nele, e todas as manhãs ele pensa nela. E assim vão vivendo até quando a vontade de estar com o outro for maior do que os outros. Enquanto o mundo vive lá fora, dentro de cada um tem um pedaço do outro. E mesmo sorrindo por ai, cada um sabe a falta que o outro faz. Nunca mais se viram, nunca mais se tocaram e nunca mais serão os mesmos. É fácil porque os dias passam rápidos demais. É dificil porque o sentimento fica, vai ficando e permanece dentro deles. E todos os dias eles se perguntam o que fazer. E imaginam os abraços, as noites com dores nas costas esquecidas pelo primeiro sorriso do outro. E que no momento certo se reencontram e que nada, nada seja por acaso.
"Amar é sempre ser vulnerável. Ame qualquer coisa e certamente seu coração vai doer e talvez se partir. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, você não deve entregá-lo a ninguém. Nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em seus hobbies e pequenos luxos, evite qualquer envolvimento; guarde-o na segurança do esquife de seu egoísmo. Mas nesse esquife – seguro, sem movimento, sem ar – ele vai mudar. Ele não vai se partir – vai tornar-se indestrutível, impenetrável, irredimível. A alternativa a uma tragédia ou pelo menos ao risco de uma tragédia é a condenação. O único lugar além do céu onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e pertubações do amor é o inferno." C S Lewis

domingo, 1 de maio de 2011

Mais que vencedores!


Nada, e nem ninguém pode te separar do amor de Cristo. (Rm 8:35-38) Nem mesmo o pecado. Este, no entanto, distancia o homem de Deus. Ainda assim, Ele continua amando a cada um infinitamente; sua graça e misericórdia nos alcançam a cada manhã. Dia após dia, circunstâncias e pessoas tentam tirar  a nossa atenção das coisas divinas. O triste é que, em sua grande maioria, elas conseguem. Esqueça o seu passado, o quanto você sofreu ou a situação dificil pela qual voce está passando. Esqueça e prossiga! (Fp 3:13) Há coisas maiores adiante do que aquelas que você perdeu ontem. Não duvide. Apenas confie!
Recuse tudo aquilo que vem com o intuito de te tirar o foco. Mantenha os olhos na promessa. (Hb 10:36) E lute. Até o fim. Somos mais do que vencedores com Ele e por Ele! Se confiarmos, permaneceremos. (Sl 125:1) Nada pode te impedir e ninguém vai te parar. Guarde a sua fé porque a peleja não é sua, mas do Senhor! (Dt 3:22). "Nós, a excelência da criação; um povo forte, colorindo, enchendo os céus de uma nova canção: a de viver não pelo que se vê. Acreditar onde é impossível pensar, tocar aquilo que ainda não existe. Voar sobre os montes, vencer os problemas; crer entender, que viver vale a pena. Porque nem morte, tribulações, nem guerras, perseguições, nos poderiam separar do amor de Deus. E isto nos faz mais que vencedores." (Oficina G3 - Mais Que Vencedores)